Automação com software livre utilizando o ScadaBR

Olá, leitores!

A algum tempo atrás encontrei a página do ScadaBR na internet e entrei em contato para saber mais detalhes e acabei conhecendo o Victor Rocha Pusch (MCA Sistemas). Pela seriedade e funcionalidade do sistema supervisório ScadaBR, abri o espaço aqui no Automações para que ele pudesse divulgar esta tecnologia. Assim, o texto a seguir foi escrito por ele e é bem esclarecedor no que diz respeito ao ScadaBR. Vejamos:

Visão geral sobre o ScadaBR

O ScadaBR é um software open-source do tipo SCADA, ou seja, é um Sistema Supervisório desenvolvido colaborativamente, podendo ser baixado e utilizado gratuitamente por qualquer pessoa, empresa ou laboratório que esteja automatizando seus processos.

Os principais objetivos do ScadaBR são fornecer uma ferramenta 100% aberta e disseminar a utilização de Sistemas Supervisórios nas empresas brasileiras, visando redução de custos, maior qualidade nos processos, e consequentemente promover um incremento de competitividade para os produtos destas empresas.

Com o ScadaBR é possível comunicar com uma grande variedade de dispositivos de automação (como Sensores e CLPs), construir telas específicas para controle remoto de processos, extrair relatórios, gerar alarmes, entre outras funcionalidades tradicionais de softwares dete tipo (para uma introdução completa sobre Sistemas Supervisórios, veja este post aqui do Automações).

A versão atual do ScadaBR possui as seguintes características:

  • comunicação digital com sensores e equipamentos em mais de 20 protocolos digitais incluindo Modbus RTU e TCP, OPC-DA 2.0, ASCII Serial, IEC 60870-101 e 104, e DNP3;
  • armazenamento de históricos em banco de dados open-source, com visualização através de gráficos e relatórios;
  • construtor de telas baseado em DHTML/AJAX para visualização via Internet, com opção para desenvolvimento utilizando componentes animados Flash;
  • suporte a lógicas (scripts) para programação de receitas e bateladas;
  • Possibilidade de extender o software em qualquer linguagem de programação, através de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) aberta SOAP/Web-Services.
Figura 1 – Vista de uma tela feita no ScadaBR

Com as características apresentadas acima, é possível instalar o ScadaBR em um servidor que faz todo o monitoramento e envio de comandos para os dispositivos de automação, ao mesmo tempo em que se opera o processo através de uma visualização gráfica em navegador Web, e extraem-se relatórios diretamente para o Excel, por exemplo.

O ScadaBR encontra-se próximo do lançamento da versão 1.0, e já possui uma série de resultados positivos em termos de introdução no mercado nacional de soluções para automação industrial. Um dos primeiros “pilotos” com o ScadaBR foi executado em uma fábrica de placas eletrônicas; após os primeiros lançamentos, já foram apresentados diversos casos de sucesso incluindo:

  • monitoramento de eficiência energética;
  • automação industrial – controle com CLPs;
  • automação predial;
  • supervisão de geração de energia em pequenas centrais hidrelétricas;
  • automatização de balanças (pesagem de resíduos sólidos entre outros);
  • utilização em saneamento básico;
  • monitoramento de temperatura em granjas (aviário).
Figura 2 – Tela construída no ScadaBR

O ScadaBR atualmente tem o desenvolvimento coordenado pela MCA Sistemas, em parceria com seus usuários, integradores, e instituições que apóiam o software como a Fundação CERTI e a UFSC. Para maiores informações sobre o ScadaBR, basta visitar o site: http://www.scadabr.org.br.

Anúncios

5 comentários sobre “Automação com software livre utilizando o ScadaBR

  1. Permita-me lhe convidar para também postar no meu Blog: kleberautomation.blogspot.com.
    Trabalho com o desenvolvimento da automação no nosso pais, mais especificamente no estado da Paraíba e circunvizinhos. Trabalho em projeto de laboratório para disseminar a automação no estado, e estou disposto a começar a utilizar o scadabr. Trabalho atualmente com projetos de supervisórios pagos e tenho algumas idéias que podem ajudar a alavancar o scadabr, se interessado me responder por e-mail: kleber_eter@yahoo.com.br.

  2. Permita-me lhe convidar para também postar no meu Blog: kleberautomation.blogspot.com.
    Trabalho com o desenvolvimento da automação no nosso pais, mais especificamente no estado da Paraíba e circunvizinhos. Trabalho em projeto de laboratório para disseminar a automação no estado, e estou disposto a começar a utilizar o scadabr. Trabalho atualmente com projetos de supervisórios pagos e tenho algumas idéias que podem ajudar a alavancar o scadabr, se interessado me responder por e-mail: kleber_eter@yahoo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s