Estamos de Volta!

Prezados amigos leitores,

Após praticamente cinco meses de ausência, reiniciaremos a postagem de novos conteúdos no Blog. Agradeço a todos que deixaram comentários durante a minha ausência e quero deixar aqui a mensagem de que valeu a pena dedicar este tempo à família e aos primeiros filhos que tivemos (quem não viu no post anterior, tivemos gêmeos…eheheh). Peço também desculpas a todos que mandaram e-mails nesse intervalo e ficaram sem resposta… foi por uma boa causa!

Bem, o nosso retorno será marcado por um post especial sobre Redes Profibus DP, dando continuidade ao assunto de onde paramos. Estou finalizando as ilustrações (lembrando, sou eu mesmo quem faço as ilustrações, para tornar o conteúdo exclusivo) e em mais dois dias ele já estará no blog!

Um grande abraço a todos! Já deixo aqui o meus votos de Feliz Natal e um 2010 cheio de realizações e novos sonhos! Que Deus possa abençoar a todos!

Até mais!

Anúncios

8 comentários sobre “Estamos de Volta!

  1. Olá, você tem alguma informação sobre comunicação de modem gsm/gprs com plc, como fazer, qualquer coisa. Tenho que fazer uma comunicação entre um micrologix 1400 e um modem gsm pela saida RS232 e não tenho a minima ideia do que fazer ou como fazer. Essas informações serão enviadas para um supervisorio. Obrigado

  2. Olá, trabalho na manutenção de uma mineradora estou com um problema pra resolver. Aqui temos um Plc da Schneidr, o Premium Modicon e Software Unity Pro Xl.
    Uma rede modbus une os inversores e um gateway interliga essa rede interna do CCM com o Plc, a rede que leva até o Plc é a Ethernet RTU. Nessecido enviar comando para o inversor via rede, tais como liga, desliga e ver o status, corrente e tensão do inversor para controle via Plc.
    O Inversor que usamos é o Altivar 31 e o CFW09 da Weg.
    Desde grato.

  3. Prezado Fernando, O modem GSM/GPRS será apenas um meio de comunicação transparente. Geralmente este tipo de modem possui uma interface serial. Pensando em uma comunicação entre dois PLCs, será preciso utilizar a função MSG para enviar os comandos de discagem e conexão (se o local não tiver cobertura GPRS), pois neste tipo de conexão o pagamento à operadora será feito por tempo de conexão. No seu caso, o supervisório poderia fazer este procedimento de conexão. Caso exista o serviço GPRS esteja disponível, a infraestrutura dos modems estará o tempo todo conectado e a tarifação ocorrerá por megabyte trafegado, sendo que neste caso, não será necessário nenhum controle da conexão…

  4. Prezado Alex,

    Como é essa gateway que interliga a rede do PLC com o CCM? É Modbus RTU para TCP?

    Basicamente o seu problema é que você não consegue visualizar os dispositivos do CCM?

    Um abraço…

  5. Positivo Adailton, temos uma rede Ethernet Tcp/Ip que comunica o Plc com os demais equipamentos da area, como balanças dinamicas, Ihm's, remotas do sistema e os CCM's. No interior do CCM existe uma rede Modbus Rtu que faz a comunicação entre os inversores. O gateway converte de modbus Rtu para Tcp/ip. Esse sistema já funciona normalmente, todavia quero fazer algumas melhorias e para isso necessito enviar comandos do Plc para o inversor, quero visualizar os dispositivos do CCM e achar a palavra que o inversor pode ler na rede. Não sei fazer isso ainda, mais qualquer ajuda é valida.
    Desde já agradeço.

  6. Prezado Fernando,

    Basicamente o que você terá de fazer será verificar na documentação disponiblizada pelos fabricantes dos equipamentos do CCM quais são as palavras ou bits de seu interesse. No seu PLC você provavelmente tem instruções para leitura/escrita em Modbus TCP. O que você terá que estruturar é uma instrução dessas com o IP de destino da mensagem para o Gateway Modbus TCP/RTU e você terá um campo da mensagem que você vai configurar como o ID do dispositivo (qual dispositivo Modbus RTU de destino da mensagem). Não será necesário, a princípio, alterar nada no Gateway.

    Um abraço e feliz 2010!

  7. Boa tarde Adailton,

    Gostaria da sua ajuda para conseguir enviar e receber informações entre um CLP e uma camera de leitura de QRcode. Eu tenho um CLP Micrologix 1400 e estou tentando através de uma programção por MSG enviar um sinal de start da camera e depois receber o codigo que a camera leu. Tentei alguns exemplos mas ate agora nada. Fico grato por qualquer ajuda.

    Grato, Marcelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s